Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Etnojornalismo


O Etno-Jornalismo também é uma atividade de Comunicação.

Ao individuo desta área dá-se o nome de etno-jornalista. O etno- jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros, tornando assim um etno – mídia - livrista!

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios etno - jornalísticos. É a matéria-prima do Etno - Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia

Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:

1. Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas

2. Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor

3. Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público

4. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público, a noticia tem que prender atenção do leitor.

Trabalho do Etno – jornalista

A atividade primária do Etno-Jornalismo, assim como no jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como “Reportagem”.

"O quê" - o fato ocorrido

"Quem" - o personagem envolvido

"Onde" - o local do fato

"Quando" - o momento do fato

"Por quê" - a causa do fato

"Como" - o modo como o fato ocorreu

A essência do Etno - Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), chamada de edição, no nosso caso é nosso site, um veiculo de comunicação digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário